Menu
  • Type:
  • Genre:
  • Duration:
  • Average Rating:

O Que é TDAH

Play
Share

“… é comum que todo mundo tenha, em determinada época da vida, um ou outro sintoma do TDAH. Ansiedade, agressividade, falta de concentração, hiperatividade, baixa autoestima, esquecimento… e isso não significa necessariamente que você tenha o transtorno. A diferença que o TDAH tem vários ou todos esses sintomas de forma muito mais intensa e quase o tempo todo. Não existe silêncio na mente de um TDAH…”

Olá, sou Rafael Andrade, sou pai do João (2007).

João tem TDAH, o criei sozinho e eu já não sabia nada sobre criação de filhos por ser muito novo e muito menos de TDAH. Então vivi isso muito intensamente e vou compartilhar essa experiência com vcs. O que é TDAH O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma condição neurobiológica. Geralmente é adquirido por herança genética

SINTOMAS:
Hiperatividade: Comportamento mais agitado; Não consegue ficar quieto e fazer apenas uma atividade.
Desatenção: Alto índice de distração, não consegue seguir muitos comandos, esquece de afazeres diários.
Impulsividade: Se irrita com facilidade, ou explode com pouca coisa gerando dificuldade de relacionamento, ansiedade. Tudo isso acaba gerando na criança uma Baixa auto estima.

O DIAGNOSTICO
O diagnóstico deve ser feito por um profissional, geralmente neuropediatra, pediatra ou psiquiatra. E como vários desses sintomas são normais para qualquer criança, o acompanhamento de perto de um profissional que entenda do transtorno é de suma importância. O diagnostico só é concretizado se esses sintomas estiverem comprovadamente prejudicando a criança de alguma forma.

DIFICULDADES
As dificuldades vão mudando com o tempo. No início era a agitação. João dormia MUITO mal. Até o primeiro ano de vida ele ainda acordava várias vezes a noite. Cotidianamente eu passeava com ele de carro para ele conseguir dormir. Emocional – João é muito carente e muito carinhoso. Com pouco convívio você percebe o quanto ele é amoroso. Porém a ansiedade, a baixa autoestima muitas vezes prevalece e pequenos problemas tornam gigantes pra ele. Essa sopa de sensações e sentimentos geram uma forte característica que sempre o acompanhou: a do EU NÃO CONSIGO / Eu não sou capaz. Me lembro muito bem que, já com 4 anos ele tinha dificuldade na fala e não conseguia falar a palavra CONSIGO. Ele dizia apenas SIGO. A frase “EU NÃO SIGO” era uma resposta padrão.

Alimentação – Apesar de comer bem, o fato de não conseguir manter o foco faz de todo almoço um tormento. Para todo mundo. A criança com TDAH só quer fazer o que te dá prazer a curto prazo. Brincar e ver um desenho por exemplo. E o fato de parar para fazer algo que não goste ou que não tem tanto prazer, como comer um bom prato de almoço ele assimila como perda de tempo. Ele poderia estar correndo brincado. Mas está sentado, quieto e precisa focar na comida.

DICAS
Crie rotina: Essa talvez seja a principal. Toda criança precisa de rotina. Mas nesse caso deve ser seguido muito a risca. O ideal é que a rotina fique afixada em algum lugar visível: Café da manhã / almoço / brincadeira / lanche / jantar / dormir. Algo nesse sentido. Se a criança puder interagir colocando uma estrelinha é ainda melhor.

Reforço positivo
Elogie sempre que necessário. O fato deles se sentirem incapazes aumenta ainda a necessidade de enfatizar quando alguma ação é feita. “Viu, eu falei que vc consegue”. “Parabéns, ficou ótimo.” Correção é necessário em qualquer criança mas é preciso ter cuidado com muitas críticas. Não dê muitas tarefas: por exemplo. Depois do almoço vc escova os dentes, guarde os cadernos e faça sua cama. O ideal é um por vez. Não faça comparações –

Cada criança é diferente. E crianças com TDAH são ainda mais diferentes. Esqueça as comparações. Ele não consegue fazer determinadas tarefas não é por falta de cuidado ou interesse é porque, dependendo do que for, ele não é capaz de exercer isso. É uma condição neurológica e não um estado emocional.

Organização: Tente ao máximo deixar o quarto dele organizado. Isso vale para e mesa de estudo. É essencial que somente o material fique a vista na hora do para casa. Sabe aquela plantinha. Então, pra vc é uma planta… Pra ele é a floresta de Nárnia. Atividade esportiva: A energia dele é quase inesgotável. Acredite…rs

O João com menos de 5 anos já virava 24h sem dormir. Então a prática de atividade esportiva é essencial. Para disciplina e para o exercício do corpo. Conheça mais sobre TDAH.

Por fim, estude e leia muito sobre esse assunto. Mesmo tendo muito entendimento as vezes é difícil compreender. Não sabendo nada seu filho vai passar a infância como aquele “que não quer nada com a vida” que não tem futuro, etc…

Sou Rafael Andrade, sou fundador da Sem Choro –

E, se tiver algum caso ou experiência compartilha com a gente. Um abraço e até a próxima. Me dica o que achou desse vídeo. Compartilhe sua experiência conosco.

No reviews of O Que é TDAH
Leave First Review

Reviews for O Que é TDAH

There are currently no reviews for O Que é TDAH
Scroll to top