Menu
  • Type:
  • Genre:
  • Duration:
  • Average Rating:

A Importância do Brincar

Share

Que as brincadeiras são divertidas e as crianças adoram não é nenhuma novidade. Mas a importância do brincar, que vem sendo estudado e provado pela neurociência, vai além da diversão e compõe questões muito importantes para o desenvolvimento das crianças e da relação e proximidade de pai, mãe, criadores e filhos.

No 27º episódio do Sem Choro PodCast conversamos a fundadora do Projeto Tempo Junto, Patrícia Marinho.

Você brinca com seu filho? Você consegue dedicar algum tempo que passa com eles para brincar? A criança sempre tem aquele tio ou amigo dos pais mais bobão que sempre brinca mas nem sempre um dos cuidadores consegue dedicar um tempo no dia a dia para brincadeiras. O momento de brincar para a criança, além da própria diversão é claro, é tempo de aprender, descobrir coisas novas, explorar o mundo.

As brincadeiras auxiliam as crianças em seu desenvolvimento, socialização e também a lidar com suas próprias emoções.

Existem brincadeiras lúdicas, educativas e existe o tempo livre. Que o tempo que a criança deve ter durante o dia para fazer o que bem entender. Pode se uma brincadeira, pode ser uma leitura… é um momento simplesmente livre.

E eu convido você a pensar o quão criativo você é para brincar com sua criança? Quão criativo você é pra brincar de coisas diversas em épocas diferentes. Afinal sua criança cresce e o interesse pela brincadeira muda.

No episódio de hoje trago uma boa solução para você que não consegue pensar em múltiplas brincadeiras. E já adianto: Tempo e criatividade não vão servir mais de desculpa para você não se divertir com seu filho ou sua filha.

Então, caso queira continuar usando um desses dois argumentos, é melhor nem ouvir o restante porque sua cabeça vai borbulhar de vontade de brincar com a meninada.

Patricia Marinho, nossa convidada de hoje, é carioca, publicitária, casada e mãe de duas meninas. A Carol que nasceu em 2006 e a Gabi que veio 7 anos depois em 2013.

Foi em 2013 com a chegada da 2ª filha que ela repensou a maternidade e forma como aproveita seu tempo com as filhas. Fez repensar que tipo de mãe ela queria ser e o que poderia fazer para elas crescerem com mais saúde e com memórias afetivas bem carinhosas da infância.

Foi ai que surgiu o Tempo Junto. Que como o próprio nome já diz nasceu da necessidade de ter um tempo de qualidade em família. E a brincadeira, além de ser muito mais divertida, enriquece e reforça a vida em família e o vínculo entre eles.

No Blog tempo junto, Patrícia dá dicas de atividades de todos para todas as idades. Para fazer em casa, na rua, viajando… com bebê, com criança pequena, maior e por aí vai.

Como eu falei, tem dicas de brincadeiras de todos os tipos, todos os gostos e todo o tipo de preparação. Desde as mais simples até mais complexas. Então, você não tem mais desculpa para não brincar com sua criança.

Já tínhamos gravado esse episódio no ano passado, em outubro e infelizmente não houve nem tempo para editar o episódio pois na manhã seguinte sofremos um assalto, a gravação como todos os equipamentos do escritório foram levados. Se quiser saber o que houve, escute esse episódio.

Agora quase um ano depois, ainda se ajustando e ajustando o rumo, vamos gravar esse episódio mais uma vez.

Lead Cast

No reviews of A Importância do Brincar
Leave First Review

Reviews for A Importância do Brincar

There are currently no reviews for A Importância do Brincar
Scroll to top